sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Encerrona de Fandiño em Madrid, com um touro Palha


CDS-PP em defesa da tauromaquia



O CDS-PP introduziu, esta quinta-feira, um artigo ao diploma que criminaliza os maus-tratos a animais de companhia. A alteração salvaguarda as suas preocupações de que a lei pudesse de alguma forma aplicar-se a explorações agropecuárias, touradas ou circos. Foi este o motivo que levou o partido presidido por Paulo Portas a travar, a 9 de julho, a votação na especialidade, que reunia consensos entre PS e PSD.

De acordo com um texto de substituição que deu entrada na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, é acrescentado um artigo que estabelece que a criminalização dos maus-tratos “não abrange os animais utilizados em exploração agrícola, pecuária ou agroindustrial, assim como os utilizados para fins de espetáculo comercial ou outros fins legalmente previstos”, noticiou a Lusa.

Nos outros “fins legalmente previstos” inclui-se sobretudo a investigação médica, explicou à Lusa fonte da maioria PSD/CDS-PP.

A criminalização dos maus tratos a animais de companhia já tinha sido aprovada na especialidade na comissão, na semana passada, numa votação artigo a artigo na qual a deputada do CDS-PP Teresa Anjinho tinha votado a favor da criminalização de maus-tratos a animais de companhia, mas tinha votado contra o artigo de alargamento dos direitos das associações zoófilas.

Alargamento dos direitos das associações zoófilas em causa

Este artigo equipara as associações zoófilas a organizações não-governamentais ambientais, dando-lhes o direito a constituírem-se assistentes em processos e dispensadas do pagamento de custas judiciais.

Fonte do grupo parlamentar do CDS-PP disse na altura à Lusa que, como aquela parte do articulado se referia à proteção animal, em geral, e não apenas aos animais de companhia, tinha dúvidas quanto a uma eventual futura “apresentação de queixas, designadamente a explorações agropecuárias, com isenção de custas” por parte das associações zoófilas.

Os artigos da criminalização dos maus tratos a animais de companhia foram aprovados com os votos favoráveis do PSD, PS, CDS-PP e BE e os votos contra do PCP.

O projeto de lei estabelece que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.

Em caso de abandono, está prevista uma “pena de prisão até seis meses de prisão ou com pena de multa até 120 dias”.

Se dos maus tratos resultar a morte do animal de companhia, “a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção, o agente é punido com a pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias”.

A 9 de julho, o CDS travou a votação na especialidade do diploma. A deputada Teresa Anjinho explicou ao Observador que estava em causa um artigo relacionado com o alargamento dos poderes das uniões zoófilas.

PS e PSD estavam de acordo quanto às propostas. Para surpresa do PS, o CDS preferiu que não houvesse votação, para poder introduzir algumas alterações. “Para nós, o texto estava consensualizado”, disse ao Observador uma fonte da bancada parlamentar do PS. Para o deputado do PSD, Cristóvão Norte, este contratempo não deverá atrasar o processo legislativo. “Como há outro plenário a 25 de julho, o diploma será aprovado nesse dia”, disse. Com esperança de que em setembro já esteja em vigor.

Fonte: Observador.pt
Autora: Sara Otto Coelho

Termina hoje o desconto nos abonos para a temporada no Campo Pequeno



Paulo Pessoa de Carvalho, o apoderado de Paulo Jorge Santos


"Gostaria de informar que foi acordado entre mim e o cavaleiro Paulo Jorge dos Santos, que o passaria a apoderar a partir desta data.

O objectivo a que nos propomos, é que o Paulo Jorge dos Santos toureie este ano um número de corridas que permita encontrar o seu ritmo e cadência desejáveis, para se encontrar “en su sítio” permanentemente e apto a corresponder a todos os desafios que tiver por diante, toureará tanto mais, quanto o sucesso dos resultados que se forem alcançando. Mais corridas, será bom e também um sinal que o toureiro está a triunfar e que estamos a trabalhar bem, mas acima de tudo o que se pretende para 2015, é consolidar uma imagem e o valor do artista, com sucesso na praça de uma forma séria e verdadeira, completada com uma comunicação forte.



Apresentamos uma breve resenha do historial do cavaleiro:

- Iniciou o toureio em 2000

- 2006 tirou a alternativa

- 2015 completa 15 anos de toureio

- Tem uma quadra com enorme potencial



Objectivo:

- Espera-se para 2015 uma temporada serena, de consolidação, de firmeza e sucesso


A primeira corrida está marcada para o dia 3 de Maio, na Benedita com o seguinte cartel:
Cavaleiros
Marco José
Paulo JorgeSantos
Miguel Moura

Forcados
Amadores de Montemor
Tomar

Toiros
Casa Agrícola Avó.



Paulo Pessoa de Carvalho"


Paco Velasquez no México a preparar temporada

O matador de touros português, Paco Velasquez está neste momento no México em preparação para a temporada que se avizinha.

Irá tentar nas ganadarias mexinacas: Espirito Santo; Pilar Labastida; Jorge Hernandez; Pepe Garfias; Monte Caldera. Nestas ganadarias o matador português irá tentar vacas e matar alguns toiros à porta fechada.


Ontem o matador tentou com os matadores Alejandro Amaya, Vicente Bejarano e Juan Fernando na ganadaria Bernaldo de Quiros.

Quando regressar a Portugal continuará a sua preparação no campo bravo português, onde já tem alguns convites de ganaderos para tentar em suas casas.

A temporada de 2015 começará possivelmente em Maio, tendo já o matador contratadas mais duas actuações em Portugal, havendo a forte possibilidade de fazer a sua apresentação em Espanha como matador de toiros numa importante praça do País vizinho.


Fim de semana taurino em Cabeço de Vide


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Serpa


Coliseu Figueirense entregue à empresa "Derechazo"


O Campo Pequeno já não será a empresa a gerir o coliseu figueirense, na Figueira da Foz.
A empresa da capital cedeu a adjudicação da praça figueirense à nova empresa "Derechazo", de Arnaldo Santos, que assim na sua primeira temporada, junta a praça da Figueira às de Moura, Caldas e Terrugem.
Depois de ter declinado a praça de Estremoz, a Sociedade do Campo Pequeno abandona também a praça da Figueira da Foz, ficando apenas responsável pela praça da capital e pela organização da corrida TV/Norte, na monumental praça de touros da Póvoa de Varzim, a catedral nortenha da tauromaquia.

Nisa


"El Juanito" divulga as ganadarias dos novilhos a estoquear na sua encerrona


"El Juanito" o novilheiro português revelou através das redes sociais, as ganadarias que lidará na sua encerrona.
Segundo a sua publicação estoqueará três novilhos da ganadaria portuguesa de Murteira Grave e outros três da ganadaria espanhola La Perigrina, do matador António Ferrera. 

Protoiro e Vitor Mendes representam Portugal no I Congresso Internacional de Tauromaquia

A Protoiro e o matador de toiros Vítor Mendes serão os representantes de Portugal no I Congresso Internacional "A Tauromaquia como Património Cultural", que vai decorrer em Albacete, entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, a convite do Ministério da Cultura espanhol.

Este é um Congresso organizado pelo Ministério da Cultura, Educação e Desporto de Espanha, e decorre das obrigações legais da declaração espanhola da Tauromaquia como Património Cultural, ocorrida em 12 de Novembro de 2013.

Em três dias de congresso reunir-se-ão personalidades de quase todos os países taurinos mas também de países como os Estados Unidos ou o Reuno Unido, neste caso o ex Ministro para a Europa do Governo Inglês, Tristan Garel-Jones, para discutirem as diversas vertentes do património cultural taurino.

O matador de toiros Vítor Mendes marcará presença na mesa dedicada ao tema "A tauromaquia e a criação artística", moderada por Manolo Molés, numa mesa completada pelos matadores Palomo Linares, El Niño de la Capea, Dámaso González e Cristina Sanchez.

Helder Milheiro, membro da Comissão Executiva da Protoiro, e em representação desta, participará na mesa dedicada ao tema "A tauromaquia e a sociedade do século XXI" numa mesa moderada pelo diretor do programa Tendido Cero, da TVE, Frederico Arnás, e com a participação do francês André Viard, presidente do Observatório Nacional das Culturas Taurinas, do jornalista mexicano Heriberto Murrieta, do jornalista espanhol Antonio Petit e do jornalista colombiano David Jaramillo, da revista 6Toros6 e do Fórum da Juventude Taurina.

No dia 28, pela tarde, realiza-se um festival a favor da Cáritas que conta com um cartel de luxo com Diego Ventura, Ponce, El Juli, El Fandi, Perera e o novilheiro José Garrido.

O programa detalhado deste congresso pode ser consultado em www.congresointernacionaltauromaquia.com


"Tauromaquia no Feminino" na Tertúlia Festa Brava


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sexta-feira


Tertúlia Tauromáquica Eborense presta homenagem a Paulo Caetano



Depois de recentemente ter estado em Évora onde foi homenageado pelos 35 anos de alternativa, o cavaleiro Paulo Caetano vai regressar à cidade do Templo de Diana para ser homenageado pela T.T. Eborense.

No dia 2, Caetano estará entre os consócios desta prestigiada Tertúlia, quase com 20 anos de existência, e que reúne aficionados, ganaderos e ex forcados.

Esta iniciativa que partiu da T.T. Eborense, visa assim distinguir o cavaleiro que este ano cumpre o seu 35o aniversário da data da sua alternativa em Santarém.


Redondo apresenta as suas datas

A Associação Tauromáquica Redondense, irá realizar a Tradicional Corrida de Touros, das Festas Populares da Vila de Redondo, este ano enquadrada nas  "Ruas Floridas 2015", no dia 7 de Agosto (Sexta-feira), pelas 22 horas, no Coliseu de Redondo.

Informamos, ainda, que a Tradicional Corrida de Touros, da Feira de São Francisco, que se tem realizado no dia 5 de Outubro, esta ano irá realizar-se no dia 4 de Outubro de 2015 (Domingo), em virtude de o dia 5 já não ser feriado. E também porque acontece numa segunda-feira.

Aproveitamos a oportunidade para informar que as "Festas das Ruas Floridas 2015" decorrerão entre os dias 1 e 9 de Agosto de 2015


Telles Jr. já treina


Após paragem de 15 dias, aconselhada pelo médico, devido a uma fissura contraída no treino, o cavaleiro João Ribeiro Telles Jr. já regressou aos treinos, totalmente recuperado, de modo a preparar a temporada de 2015.
O seu primeiro espectáculo será no dia 14 de Março, em Vila Viçosa, no festival da rádio Campanário.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tentadero para crianças com Talavante em Olivenza


Paulo Pessoa de Carvalho adjudica Palha Blanco


Paulo Pessoa de Carvalho é o nome escolhido para gerir o tauródromo de Vila Franca, a monumental Palha Blanco.
O ex forcado das Caldas da Rainha e de Montemor, bateu a concorrência da empresa que la estava, a "Tauroleve" de Ricardo Levesinho, e que, depois de ter anunciado que não se recandidatava à adjudicação da praça acabou por fazê-lo, acabando por perder. 
Após ter perdido a praça das Caldas da Rainha, Paulo Pessoa de Carvalho junta a Palha Blanco à praça de touros da Chamusca e Vinhais.


Feira de Alcochete já tem datas para 2015


"Nené", empresário responsável pela praça de touros de Alcochete já divulgou as datas da feira taurina, da mesma localidade.
Assim sendo os espectáculos tauromáquicos decorrerão nos dias 9,11 e 13 de Agosto.

Festa de campo na praia do Rosário


J.C. Toiros apresenta a sua temporada

22 de Março - Praça de CABEÇO DE VIDE Festival integrado no fim de semana Taurino: (16 h)

Cavaleiros - Francisco Núncio
Manuel Telles Bastos
Miguel Moura
João Salgueiro da Costa

Matador - Sergio dos Santos " Parrita"

Forcados - Amadores de Montemor-o-Novo
Amadores de Portalegre

Ganadarias - 1 Romão Tenório
4 Herd. Rodolfo Proença


6 de Abril (segunda-feira de Páscoa) Tradicional Corrida em Sousel (16 h)

Cavaleiros - Ana Batista
Marcelo Mendes
Rui Guerra (Praticante)

Forcados - Amadores de Alter do Chão
Amadores de Monforte

Ganadaria - Herdade de Camarate



25 de Abril - Alter do Chão, Tradicional Corrida da Feira de S. Marcos (17 h).

Cavaleiros - Luis Rouxinol
Vitor Ribeiro (apresentação aos aficcionados)
Miguel Moura

Forcados - Amadores de Montemor-o-Novo
Amadores de Alter do Chão

Ganadaria - Vale do Sorraia (provenência de encaste Português)



22 de Agosto tradicional Corrida das Festas de Alter do Chão (22 H)

Cavaleiros - Manuel Telles Bastos
Luis Rouxinol Jr
outro

Forcados- Alter do Chão
Académicos de Elvas

Ganadaria - Herd. Rodolfo André Proença


Campo Pequeno: Abonos com 50% de desconto só até sexta-feira

Os abonos para a temporada de 2015 no Campo Pequeno estão a preços nunca vistos. Até sexta-feira (27 Fevereiro) decorre uma campanha de venda de abonos com 50% de desconto, que dá acesso a toda a temporada do Campo Pequeno. Nesta campanha existem 500 lugares disponíveis incluindo barreiras, contra-barreiras, primeira e segunda filas dos sectores 5 e 6, filas G e H dos sectores 3 e 7, e filas J e K dos sectores 1 e 2.



A partir de 2 de Março ficam disponíveis para venda o Abono para os restantes lugares da praça, com um desconto de 20% sobre o total da temporada, caso os bilhetes fossem adquiridos corrida a corrida. Por seu turno, o abono jovem (para menores de 25 anos) tem um valor de somente 125€ (cerca de 9€ por corrida) e dará acesso, pela primeira vez, a lugares de bancada, na fila P dos sectores 4, 5 e 6.



Como vantagens adicionais para os abonados estão o lugar de estacionamento nos dias da corrida (não aplicável ao “Abono Jovem”), visitas grátis à praça de toiros e ao museu que será inaugurado antes do início da temporada e descontos nas lojas, restaurantes e hotéis “Parceiros da Temporada” (a indicar brevemente).



Os abonos podem ser comprados através do telefone 217 998 456 ou do email tauromaquia@campopequeno.com. Todos os detalhes sobre os abonos podem ser consultados em www.campopequenotauromaquia.com

O abono do Campo Pequeno consta de 12 corridas de toiros e uma novilhada, sendo esta oferecida aos abonados. Não perca esta oportunidade só até às 18h desta sexta-feira.



Revista "Aplausos"


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A temporada no Campo Pequeno


Juan del Álamo premiado em Espanha

O matador de touros espanhol, Juan del Álamo, este ano apoderado por Rui Bento, foi condecorado no seu país com o prémio de toureiro revelação de 2014.
Galardoado pela Real Federação Taurina de Espanha, no passado sábado em Valladolid, o diestro espanhol fará a sua apresentação esta temporada no Campo Pequeno.


Diário de Notícias com reportagens tauromáquicas


Tiveram inicio no sábado e terminam hoje, as reportagens feitas pelo Diário de Notícias aos intervenientes da festa brava.
No sábado falava essencialmente sobre o toureio a cavalo e com reportagens das dinastias Ribeiro Telles e Bastinhas.
No domingo sobre o toureio no feminino, com entrevistas a Sónia Matias e à jovem praticante Mara Pimenta.
Este ciclo termina hoje com os forcados e os ganaderos. 

Juan José Padilla no festival, em Serpa


O matador de touros espanhol, Juan José Padilla, vai tourear no festival, em Serpa, a 4 de Abril, sábado de Páscoa.
Num festival a favor dos bombeiros voluntários locais, o cartel será composto por Manuel Lupi, João Maria Branco, João Salgueiro da Costa, o espanhol José Luís Pereda e Joaquim Brito Paes. No que toca à parte apeada toureiam como já referido Juan José Padilla e o espanhol Juan Pedro Galán.
Pegam os amadores de Cascais e Beja, novilhos de diversas ganadarias.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Domingo


António Luís Penetra faleceu


António Luís Penetra, antigo cabo do grupo de forcados amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, faleceu vítima de doença prolongada, no hospital do Barreiro.
António era tio de um grande forcado já retirado, Joaquim José Penetra, e o funeral realiza-se amanhã, pelas 10 horas no Montijo.
A toda a família enlutada, as nossas condolências.

Fim-de-semana taurino em Beringel


Condições excepcionais para a subscrição do abono de 2015 no Campo Pequeno

Desconto global de 20 por cento ou desconto de 50 por cento em determinados lugares de bancada são algumas das inovações da venda dos abonos para a temporada de 2015, no Campo Pequeno, que terá 12 corridas de toiros e uma novilhada (gratuita para os abonados).

O desconto de 20 por cento aplica-se aos lugares de bancada e camarotes, tanto para novos abonados como para abonados que pretendam renovar a assinatura e representa um benefício de 5 por cento em relação ao que era tradicional no Campo Pequeno.

O desconto de 50 por cento vigora de 19 a 27 de Fevereiro e incide na Barreira, Contra-Barreira e duas primeiras filas dos sectores 5 e 6, filas J e K dos sectores 1 e 2 e G e H dos sectores 3 e 7.

Por seu turno, o “Abono Jovem” valerá 125 Euros, ou seja, 9,6 Euros por corrida e destina-se a jovens até aos 25 anos, dando direito a lugar na última fila de bancada dos sectores 4, 5 e 6.

Como vantagens adicionais para os abonados estão o lugar de estacionamento nos dias da corrida (não aplicável ao “Abono Jovem”), visitas grátis à praça de toiros e ao museu que será inaugurado antes do início da temporada e descontos nas lojas, restaurantes e hotéis “Parceiros da Temporada” (a indicar brevemente).

O abonado poderá ainda, caso o deseje, ter o seu nome gravado no seu lugar.

Como a corrida de 18 de Junho terá uma tabela de preços diferenciada, o valor do acréscimo do preço não será reflectido nos abonos.

As renovações e trocas de lugares decorrerão de 19 na 27 de Fevereiro, ao passo que os novos abonados poderão fazer as respectivas assinaturas a partir de 2 de Março.

Quanto a formas de pagamento, estão previstas duas prestações, uma no acto da subscrição e outra até 30 de Abril podendo ser quatro prestações (acto da compra, 30 de Abril, 30 de Maio e 30 de Junho), caso seja por débito directo em conta

No caso do “Abono Jovem”, o pagamento será em duas prestações (acto da compra e até 30 de Abril).


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Manuel dos Santos faleceu à 47 anos


Faz hoje anos que o matador de touros Manuel dos Santos faleceu.
A 18 de Fevereiro de 1973, o toureiro encontrou a morte, um dia depois do trágico  acidente de viação em Vendas Novas, juntamente com o seu moço de espadas Manolo Escudero.
Depois de se ter retirado das arenas, foi um dos mais saudosos empresários taurinos, com o qual todos os intervenientes da festa queriam trabalhar.

Os cartéis da primeira metade do abono lisboeta

9 DE ABRIL – Abertura da Temporada

Cavaleiros: Rui Fernandes, Diego Ventura (rejoneador) e João Moura Jr.

Forcados: Lisboa e Alcochete

Ganadaria: Pinto Barreiros



14 DE MAIO – Corrida Vidas/CM - Dinastia Telles

Cavaleiros:  António Telles, Manuel Telles Bastos e João Telles Jr.

Forcados: Vila Franca de Xira e Coruche

Ganadaria: Murteira Grave



4 DE JUNHO – Corrida FLASH

Cavaleiros: João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza (rejoneador) e Marcos Tenório

Forcados:Ap. Moita e Portalegre

Ganadaria: Varela Crujo



18 DE JUNHO – Mano-a-Mano - Corrida Mista

Cavaleiros: Diego Ventura (rejoneador)

Forcados: Montemor

Matador: Julian Lopez "El Juli"

Ganadaria: a designar



2 DE JULHO – Corrida TV

Cavaleiros: Luís Rouxinol, Sónia Matias,  João Moura Caetano, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves e Francisco Palha.

Forcados: Amad. Montijo, Apos. Chamusca, Aposento do Barrete Verde de Alcochete

Ganadaria: Fernandes de Castro



9 DE JULHO – Corrida CM / Homenagem a José Mestre Batista

Cavaleiros: Joaquim Bastinhas e Rui Salvador

Forcados: Ribatejo e Monsaraz

Matador: Juan Bautista e Juan del Álamo

Ganadaria: Eng. Luís Rocha (4) e Falé Filipe (4)



16 DE JULHO – Concurso de Pegas

Cavaleiros: Figura surpresa a anunciar, Duarte Pinto e Miguel Moura

Forcados: Cascais,  Monforte e Beja

Ganadaria: Canas Vigouroux



23 DE JULHO – Comemoração 100 anos de Santarém

Cavaleiros: Pablo Hermoso de Mendoza (rejoneador), Moura Jr e João Telles Jr.

Forcados: Santarém

Ganadaria: David Ribeiro Telles


SEGUNDA METADE DO ABONO LISBOETA AINDA POR ANUNCIAR:
 6  DE AGOSTO - CORRIDA DO EMIGRANTE

20 DE AGOSTO - POSSIVELMENTE DEDICADA AO TOUREIO A PÉ NACIONAL

3 DE SETEMBRO - CORRIDA LUX

24 DE SETEMEBRO - NOVILHADA COM PRESENÇA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE TOUREIO (REPRESENTANDO A ACADEMIA DO CAMPO PEQUENO ESTARÁ SÉRGIO NUNES) COM NOVILHOS DE DIVERSAS GANADARIAS

1 DE OUTUBRO - CORRIDA DE GALA E ENCERRAMENTO DO ABONO


Maioral da ganadaria Sommer d'Andrade gravemente colhido por touro

O maioral da ganadaria do ex cavaleiro tauromáquico Sommer d'Andrade, foi esta manhã gravemente colhido por um touro da mesma ganadaria.
Ilídio, de 50 anos, sofreu o acidente na herdade de Font'Alva, Elvas, e foi de imediato transportado para o hospital de Elvas.
Neste momento encontra-se já em Lisboa, no hospital de São José, para onde foi transportado de helicóptero, com prognóstico reservado.


Vila Viçosa


Portugueses disputam, em França, o "Rojão de Ouro"

O já tradicional "Rojão de Ouro" de Mejanes, França vai ser esta temporada pela dinastia Moura e ainda Pablo Hermozo de Mendoza.
A praça francesa denominada "Paul Ricard" receberá João Moura, Pablo Hermozo, João Moura Jr. e Miguel Moura, que lidarão touros da ganadaria espanhola de Fermín Hohórquez.
A corrida terá lugar a 18 de Julho.


Sobral da Adiça com corridas em 2015

As corridas de toiros voltam a abrir as portas da castiça Praça de Sobral da Adiça, após uma temporada encerrada quanto a espectáculos formais.

Vai ser na tarde de 30 de Maio, uma corrida numa nova data e que, pela primeira vez, está incluída na Semana da Cultura, algo que já conquistou um importante espaço na região.

Numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça (um jovem elenco que luta por desenvolver as maiores dinâmicas tradicionais) e do cavaleiro do Norte, José Carlos Portugal (um caso especial de romântico da Festa), no cartel já estão confirmados os cavaleiros Rui Salvador, José Carlos Portugal (que o ano passado recebeu a Alternativa na Póvoa de Varzim, sendo padrinho Joaquim Bastinhas) e a jovem amadora Soraia.

Vão competir dois Grupos de Forcados alentejanos, os Amadores de Amareleja e o outro grupo ainda por definir.

Será lidado um curro de toiros de uma ganadaria alentejana ainda por definir.


Amadores de Monforte comemoram 15 anos


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Apresentação do Clube Taurino Beringelense

Um grupo de “gente comum” partilhou durante anos, nos diferentes momentos e circunstancias em que se encontravam, a vontade de um dia ter um sítio, uma organização, um clube onde pudessem dar largas ao seu culto. Torná-lo, na sua pureza, disponível ao próximo no principio básico de partilha mutua, de conhecimento, essência, identidade, respeito, altruísmo e amizade.

Essa “gente comum” tem, na sua maioria, a ligá-la, uma terra. De uma de afición “pura” e desinteressada, sem estrelatos nem vaidades, mas aberta a outras “gentes comuns” de outras terras, também desinteressadas, sem estrelatos nem vaidades...

Pretende esta “gente comum” apenas e tão só, dar largas e fomentar a Paixão pela Tauromaquia, num crescente de envolvencia e permanente respeito, pelo caminho dos valores e da essência que a história se encarregou de nos legar e que temos a responsabilidade de legar, em perfeita identidade, ás gerações futuras.

O Fim-de-semana de 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2015, marca o início das atividades públicas da Comissão Instaladora, criada para percorrer o caminho de formalização legal. Pretende-se que marque o nascimento de uma partilha, a ser fomentada, respeitada e solidificada por mais “gente comum”, dentro da Universalidade e Paixão pela Tauromaquia...

Sólida, séria, útil, profícua e bonita existência ao CLUBE TAURINO BERINGELENSE, são os anseios dos que o sonharam. Esperamos por todos!

Obrigado!

A comissão instaladora.

Sebastião Valente

José Luís Zambujeira

José Rafael

Vitor Besugo

Nelson Lampreia

Luís da Cruz

Vitorino Mendes

A temporada de Évora


"Nené" da empresa "Toiros e Tauromaquia" revelou as datas que vão compor a temporada de 2015 da arena d'Évora.
A Gala do Forcado a 11 de Abril, 5 corridas de toiros nos dias 17 Maio (Concurso de Ganadarias), 28 de Junho (S. Pedro), 10 de Julho, 4 de Setembro e 1 de Novembro (fecho da temporada) e uma novilhada mista a 29 de Junho, integrada nas festas de S. Pedro.

Olivenza


Comissão de honra dos 35 anos de alternativa de Paulo Caetano


Nova operação de Ana Rita corre bem


Tal como previsto, a cavaleira Ana Rita foi novamente operada, ao outro olho, o esquerdo, e a operação felizmente correu bem.
Através das redes sociais a cavaleira deixou a seguinte declaração "Ontem, finalmente, fiz a última operação. Graças a Deus, correu tudo bem, estou muito feliz por já não ter de andar dependente das lentes e dos óculos, mais de 17 anos que os usei, agora sinto-me livre. Obrigado a todos pelo carinho e preocupação".