segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Um olhar pela história - As últimas aparições de Luís Miguel da Veiga e José Júlio na praça de touros da Póvoa de Varzim


Sónia Matias no mundo do calçado








2016 já está à porta!


Mano-a-mano entre Moura Jr. e Telles Jr. já no Campo Pequeno TV

Estreia esta quinta-feira, dia 24, o mano-a-mano Moura Jr. vs Telles Jr., uma das corridas que agitou a temporada taurina de 2016, entre os dois novos rivais da tauromaquia portuguesa.

Um cartel de luxo também com o frente-a-frente dos forcados de Santarém e de Montemor, frente a toiros das ganadarias de Pinto Barreiros, Murteira Grave e Charrua.

Para ver este e muito outros conteúdos exclusivos adira já no canal 165 no MEO e no videoclube da NOS, por apenas 7,50€ por mês. Saiba tudo em Campo Pequeno TV.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sónia Matias em acção solidária




A cavaleira Sónia Matias participou no passado fim-de-semana numa campanha de solidariedade junto da comunidade 'Vida e Paz', contribuindo na confecção das refeições, que depois foram distribuídas aos mais necessitados. Esta não foi a primeira participação da cavaleira neste tipo de evento, estando inclusive previsto que Sónia irá ajudar noutras acções de solidariedade.

Entrega de troféus do concelho de Mourão


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Português Vítor Mendes em tentadero benéfico em Talavera de la Reina


Joaquim Bastinhas toureou 33 corridas em 2015

Com 33 corridas toureadas em 2015, Joaquim Bastinhas voltou uma vez mais a constar nos cartéis das corridas realizadas nas praças de toiros do Campo Pequeno, Povoa do Varzim, Évora, Moita, Évora, Nazaré, e Santarém. Praças de toiros que ao longo dos seus 32 anos de alternativa nunca deixou de marcar presença e cimentaram a sua posição de figura e maestro do toureio a cavalo. Cavaleiro que em todas as temporadas percorre o País de norte a sul de Portugal, encabeçando também quase sempre os primeiros lugares, ou o primeiro lugar, da tabela dos que em Portugal mais toureiam.


Alcañiz recebe afición da Catalunha


Sónia Matias na revista "Nova Gente"


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Feliz Natal


Faleceu o matador espanhol José Martínez Limeño


Faleceu esta madrugada o matador espanhol José Martínez Limeño em Sanlúcar de Barrameda, sua cidade natal.
Tinha 79 anos e faleceu vítima de doença prolongada.
Teve como um dos pontos altos da sua carreira a saída por 4 vezes pela porta do Príncipe, em Sevilha.

Mara Pimenta na pediatria do Hospital Distrital de Santarém

A cavaleira Mara Pimenta, esteve esta quarta-feira, em missão solidária, junto da Pediatria do Hospital Distrital de Santarém.
A ginete de Almeirim, consciente da sua também responsabilidade social, esteve com os mais novos, proporcionando um dia diferente a estes jovens que por uma ou outra razão se encontram internados. Mara falou da sua experiência de vida e daquilo que mais ama, os cavalos e a tauromaquia.
Além da troca de histórias entre a cavaleira e as crianças e adolescentes que ali estão nestes dias que antecedem o Natal, Mara Pimenta levou ainda consigo alguns presentes, nomeadamente material didáctico e um equipamento de audio, para animar os dias dos que recuperam de problemas de saúde
No foto, Mara Pimenta e o seu bandarilheiro João Goilão com as enfermeiras e auxiliares do serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Santarém.



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Nuno Salvação Barreto partiu à 19 anos


Cumprem-se hoje 19 anos da morte de uma grande figura da história da tauromaquia, Nuno Salvação Barreto.
Fundador do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e seu cabo durante largas temporadas, foi também proprietário da praça de touros da Póvoa de Varzim, que a adquiriu a Artur Aires que a mandou edificar.

Documentário sobre os forcados de Santarém no Campo Pequeno TV

Preparámos para si um fantástico documentário onde José Cáceres e Diogo Sepúlveda vão levá-lo a conhecer a história dos 100 anos do Grupo de Forcados de Santarém. Veja imagens históricas e acompanhe as declarações dos cabos ainda vivos e de muitas outras figuras ligadas a este grupo, que marcou o último século da nossa tauromaquia.

Para ver este e muito outros conteúdos exclusivos adira já no canal 165 no MEO e no videoclube da NOS, por apenas 7,50€ por mês. Saiba tudo em Campo Pequeno TV.



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Jantar de Natal dos Forcados Amadores de Monsaraz



Perera doa prémio a instituições de solidariedade

Miguel Ángel Perera recebeu no passado dia 1 de Outubro, o famoso Prémio Paquiro, um importante galardão outorgado pelo diário El Mundo e pela revista El Cultural, em colaboração com Telefónica e CaixaBank.
Perera tornou público que irá doar o valor do seu prémio a causa benéficas, e essa doação acontecerá quarta-feira, dia 16 de Dezembro, no Convento de San Juan de Dios, em Olivença.
As entidades que irão receber o valor de 5 mil euros são:
- Fundação Hospital e Santa Casa de Misericódia de Olivença, que presta serviços de geriatria;
- Aprosuba, Associação Protectora de Pessoas com incapacidades psicológicas de Olivença;
- Associação Sonríe Olivenza, que ajuda física e psicologicamente a mulheres que padecem de cancro da mama;
- Através da Fundação Inocente Inocente, será também ajudada a Aspaceba, Associação de Paralisia Cerebral em Badajoz.


Almoço de Natal dos amadores de São Manços


Campanha solidária do Clube Taurino de Alter do Chão


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Projecto "Casa do Toureio" já foi apresentado

Toureiros que Apoderam na Temporada de 2016:
Paco Velasquez
João Salgueiro da Costa
Francisco Nuncio
António Nuncio

Estrutura do Projeto:

Diretor de Planeamento e Execução:
Rui Santos Pereira Gato Rodrigues

Diretor de Comunicação e Publicidade:
Miguel Ortega Cláudio

Diretor de Operações e Logística:
António dos Santos

Diretora Administrativa:
Lourdes Garcia Torrado

Diretor Artístico Toureio a Pé:
Vicente Bejarano

Director Clinico
Dra. Debora Melo




Objetivos

O objetivo passa por criar soluções completas que permitam eliminar custos desnecessários, minimizar processos burocráticos e automatizar tarefas, permitindo assim um aumento real da produtividade dos nossos clientes, livre de preocupações, com um atendimento personalizado, permanente e único.

Serviços
⦁ Gestão de Carreiras de Artistas Tauromáquicos
Contratos
Imagem
Comunicação
Preparação Física e Nutricionista

⦁ Assessoria de Promotores de Espetáculos
Contactos com entidades oficiais
Equipa Médica de apoio ao espetáculo
Seguro de responsabilidade civil
Preparação de Documentação de Licenciamento do espetáculo

Contactos
Rui Gato Rodrigues – 966928373
Miguel Ortega Cláudio – 917807209
António dos Santos - 917633291
casadotoureio@gmail.com



A temporada dos 15 anos de alternativa da cavaleira Ana Batista

A temporada que assinalou os 15 anos de Alternativa de Ana Batista foi vivida e sentida pela cavaleira de forma muito intensa…

Apoderada há três anos pela empresa Tauroleve, a cavaleira de Salvaterra de Magos cumpriu 22 festejos, entre os meses de Março e Novembro. Em 2015 pisou vários “palcos” importantes; e regressou às corridas televisionadas (RTP), atuando no dia 31 de Julho em Idanha-a-Nova, e no dia 1 de Outubro na Monumental do Campo Pequeno, onde logrou uma atuação histórica, com um toiro de Passanha, que marcou a sua carreira e, segundo a opinião da crítica e dos aficionados, a temporada lisboeta. Montada no “Conquistador” (ferro João Maia) fez com que aqueles breves minutos se tornassem inesquecíveis. O reconhecimento surgiu também por parte da Tertúlia Festa Brava, que no final da época distinguiu a cavaleira com uma Menção Honrosa.

No dia 20 de Setembro, Ana Batista comemorou 15 anos de Alternativa, precisamente, na praça de toiros onde se doutorou: Coruche. A efeméride foi festejada com uma das suas mais completas atuações, com um toiro de Veiga Teixeira, que pesou 690 Kg. De saída com o “Conquistador” e de curtos com o “Roncal” (ferro Lopo Monteiro), Ana Batista eternizou o toureio que a caracteriza.

Outras atuações ficaram na retina dos que tiveram o privilégio de estar nas bancadas, nomeadamente, em São Pedro da Cadeira, onde conquistou o prémio para a Melhor Lide, montada no “Altivo” (ferro Manuel António Lopo de Carvalho) de saída e no “Artista” (ferro Pedro Lapa) de curtos, mas ainda em Terrugem, Aldeia da Luz, Alcácer do Sal, Évora, entre outras. Ana Batista voltou novamente a França, onde a 15 de Agosto, atuou na localidade de Saint-Remy-de-Provence, lidando três toiros da ganadaria Fano.

Como vem sendo hábito todos os anos, Ana Batista fez questão de apresentar cavalos novos. Saiu pela primeira vez com o “Solero”, no dia 30 de Maio em São Manços; e estreou o “Glamour” (ferro Sociedade das Silveiras) no dia 16 de Agosto em Casével.

Entretanto, a imagem de Ana Batista continua a ser reclamada para eventos de outra natureza. Em Março integrou um colóquio intitulado “Toureio no Feminino” em Azambuja; em Junho participou nas Marchas Populares da sua terra; e no final da temporada fez com a Me Wear uma ambiciosa sessão fotográfica, com vista a dar a conhecer a coleção Outono/Inverno da marca. Na imprensa, o nome de Ana Batista voltou a ser tratado com enorme respeito e admiração. No início do ano participou nos programas “Somos Portugal” da TVI e “Portugal em Festa” da SIC; e em Junho foi entrevistada para o Canal Extremadura em Badajoz. Por outro lado, como madrinha da Tertúlia “O Garraio” de Vila Franca de Xira, a cavaleira marcou presença em várias iniciativas.

2015 foi sem dúvida uma temporada especial, enquanto que para 2016 já se vislumbram novos projetos e desafios...



Jantar de Natal dos forcados do Redondo


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Gala de Natal do Aposento da Moita


Ventura na temporada de Beja


Rafael Vilhais, responsável pelos cartéis na praça de touros de Beja para as próximas duas temporadas anuncia "uma temporada diferente".
Para além da primeira corrida já anunciada para 23 de Abril, inserida na OviBeja, onde marcarão presença Luís Rouxinol, Andy Cartajena e João Moura Jr., juntamente com os forcados de Alcochete e Beja, frente a touros de Passanha, Vilhais anuncia o rejoneador Diego Ventura para a corrida de Agosto, dia 6.

Joaquim Grave anuncia Feira Taurina em Mourão

Na sequência da notícia que demos ontem sobre a Feira Taurina de Mourão, pedimos a vossa atenção para o seguinte comunicado:
"Como é tradição, mais uma vez a abertura da temporada taurina 2016 em Portugal, terá lugar em Mourão por ocasião das Festas de N. Sr.ª das Candeias.
Devido à compreensão, independência e grande abertura da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e do Abrigo Infantil de Mourão, o que é de saudar nos tempos que correm, poderemos oferecer a todos os aficionados portugueses e aos mouranenses em particular, uma Feira Taurina da Sr.ª das Candeias com dois Festivais a realizar no dia 1 de Fevereiro como é tradição, enriquecida em 2016 com outro Festival no dia 31 de Janeiro.
Desde aqui quero agradecer publicamente às entidades referidas porque sem elas não seria possível a primeira Feira Taurina de Mourão.
Como de costume, no primeiro dia do ano, daremos a conhecer os cartéis.
Atentamente"
Joaquim Grave



O novo apoderado de "El Juanito"


O promissor novilheiro português João Silva "El Juanito" já deu a conhecer o seu novo apoderado.
O espanhol Joaquín Domínguez, sócio do empresário taurino José Cutiño é o gestor da carreira do jovem aspirante a matador de touros.

Mourão elege triunfadores

Melhor lide a cavalo - António D'Ameida - 6/2/2015 Praça da Granja
Melhor grupo de forcados - Amadores de Moura - 6/2/2015 Praça da Granja
Melhor pega - André Batista (Amadores da Póvoa de S.Miguél - 6/2/2015
Troféus prestigio (por tudo o que fizeram pela festa de toiros) - Francisco Oliveira (ex-presidente da junta de freguesia da Luz. José Domingos (ex peão de brega,natural da freguesia da Aldeia da Luz)

Triunfadores da Temporada a Nível Nacional
Melhor Cavaleiro - Luís Rouxinol
Melhor grupo de Forcados - Amadores de Alcochete
Melhor Forcado - Marcelo Loia (ABV Alcochete)
Melhor Ganadaria - Murteira Grave
Melhor Empresa Taurina - Verdadeira Festa
Melhor Peão de Brega - Ricardo Pedro (quadrilha de Sónia Matias)
Melhor Diretor de Corrida - Marco Gomes
Melhor Fotógrafo - Florindo Piteira
Melhor Cornetim - Ricardo Fernandes
Troféu Prestigio - Forcados Amadores de S. Manos, pelos seus 50 anos

Evento a realizar no próximo dia 09 de Janeiro de 2016 , na Aldeia da Luz.




Amadores de Monsaraz fazem recolha de alimentos


Gala de Natal dos amadores do Cartaxo


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Paco Velásquez colhido em tenta

O matador de touros português Paco Velasquez foi colhido ontem quando realizava um tentadero na ganadaria dos Irmãos Carreira.
O matador sofreu uma lesão do menisco da perna esquerda.
O toureiro usará muletas durante um mês e meio no mínimo.
Tem as dores normais para uma lesão destas, está bem disposto e já abandonou o hospital do Espirito Santo em Évora.






Estatísticas 2015 da escola de toureio "José Falcão"

NOVILHADAS EM PORTUGAL - 18
NOVILHADAS EM ESPANHA - 7
BEZERRADAS EM PORTUGAL - 4
BEZERRADAS EM FRANÇA - 1
BOLSINS TAURINOS EM ESPANHA - 2
TENTADEROS - 11
DEMONSTRAÇÕES PÚBLICAS - 7
O ALUNO QUE MAIS TOUREOU E DESTACOU FOI JOÃO MARTINS, GANHOU OS TROFÉUS DA TERTÚLIA FESTA BRAVA, NATURALES E TERTÚLIA SOBRALENSE.



terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Parreira anuncia novo apoderado


O cavaleiro praticante Francisco Parreira já tem novo apoderado para a próxima temporada.
Pedro Penedo, também ele apoderado do algarvio Filipe Gonçalves é o senhor que se segue juntamente com a ajuda de Tiago Amaral.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

"El Fandi" colhido em Quito


O matador de touros espanhol David Fandilla "El Fandi" foi colhido na corrida de passado sábado em Quito, Equador.
O diestro foi perfurado por uma cornada de 15 centímetros com três trajectórias na coxa esquerda.
"Fandi" ainda se encontra internado.

Bandarilheiro português Diogo Vicente distinguido em Madrid


Diogo Vicente, bandarilheiro português que integra a quadrilha do matador de touros espanhol "EL Fandi", foi premiado na passada sexta-feira, em Madrid.
A distinção é relativa ao melhor "quite de riesgo" e foi galardoado com o prémio "trofeu mayores de la comunidad" relativo à corrida de dia 20 da Feira de San Isidro, em Madrid.

"A Fenomenal" em acção solidária de Natal

A Tertúlia Tauromáquica “A Fenomenal” do Entroncamento vai durante esta semana de 1 a 6 de Dezembro de 2015 fazer recolha de alimentos não perecíveis para ajudar as famílias mais carenciadas da localidade, como vem sendo habitual ao longo dos últimos anos.
Quem quiser ajudar é só contactar a Tertúlia.
A Tertúlia conta com a sua ajuda para ajudar quem mais precisa.



ProToiro pronuncia-se acerca da declaração de António Costa

O Sr. Primeiro Ministro, António Costa, proferiu esta quarta-feira, no parlamento português, declarações gravíssimas e inadmissíveis, atentatórias da cultura portuguesa e dos direitos e liberdade dos cidadãos portugueses. Defendeu o Sr. Primeiro Ministro a possibilidade de proibições à actividade tauromáquica nos municípios portugueses, por pressão do Partidos dos Animais, partido que representa apenas 0,6% dos eleitores portugueses.

Tais declarações constituem um enorme atentado à cultura, identidade, direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, sendo absolutamente inadmissíveis, vindas de um primeiro ministro que se quer credível e respeitado. Estas declarações levantaram indignação em vários setores da sociedade portuguesa e, levaram mesmo, à desfiliação de membros do partido socialista.

Esta posição revela, antes de mais, um total desconhecimento da legalidade e da importância da tauromaquia no nosso país e para os portugueses. É o próprio estado que define no Decreto-Lei 89/2014 de 11 Junho, que “a Tauromaquia é nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa” sendo esta área tutelada pelo Ministério da Cultura. Ora, o acesso à cultura é um direito fundamental e constitucionalmente protegido, sendo ilegal e inconstitucional qualquer tentativa de impedimento de acesso dos cidadãos à cultura. A serem implementadas as medidas proferidas, tal constituiria uma grave violação dos direitos, liberdades e garantias constitucionais dos portugueses.

Em democracia o respeito pelas diferenças e liberdades culturais, não se faz com proibições nem limitações ilegais de direitos, mas sim, deixando aos cidadãos a responsabilidade de fazerem as suas escolhas em total liberdade. Isso sim é o respeito pela legalidade e pela democracia, num país de direito e evoluído, no século XXI. Quer o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, ser responsável pelo atentado a direitos e liberdades fundamentais dos portugueses? É esta a sua proposta de governação?

Estas declarações revelam um absoluto desconhecimento da importância económica da tauromaquia portuguesa, que movimenta milhões de pessoas anualmente no nosso país, entre corridas e tauromaquias populares, o que se traduz em muitos milhões de euros de impacto directo e indirecto na economia portuguesa, quer no interior, quer nas regiões urbanas, com forte impacto na criação a manutenção de emprego. Quer o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, ser responsável pela criação de desemprego e pobreza? Quer o Sr. Primeiro Ministro ser responsável por ataques ilegais à liberdade do exercício do trabalho e de empresa? Quer o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, ainda, ser responsável pela destruição da coesão territorial do nosso país? É esta a sua proposta de governação?

Estas declarações revelam absoluto desconhecimento da importância do impacto ecológico da criação do toiro bravo, em liberdade, na biodiversidade da lezíria e do montado. Animal que usufrui de uma criação com os máximos níveis de bem-estar animal, muito acima dos padrões europeus, e é um património genético nacional, único no mundo. Quer o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, ser responsável pela extinção do touro bravo? Quer o Sr. Primeiro Ministro ser responsável pela destruição de ecossistemas e biodiversidade que florescem em redor do toiro bravo? Quer o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, ser responsável pela destruição de séculos de património genético nacional? É esta a sua proposta de governação?

Além do mais, segundo estudo da Eurosondagem, sabemos que a 86,1% dos portugueses não defende qualquer proibição relativa às touradas; que 32,7% dos portugueses são aficionados, sendo que só 11% são antitaurinos, além de que 65,3% acha que seria muito grave o desaparecimento da tradição taurina para a identidade nacional.

Perante a opinião dos portugueses, e as gravíssimas consequências das declarações proferidas, temos a certeza que o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, e, o Partido Socialista, terão a clarividência de não atacar os milhões de aficionados portugueses, onde se encontraram muitos eleitores efectivos e potenciais do Partido Socialista, nem seguir num caminho de ilegalidades de onde só poderão sair derrotados. Temos a certeza que a legalidade, o respeito e o bom-senso irão prevalecer.

ProToiro
Federação Portuguesa de Tauromaquia