segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Feiras Novas com corrida de touros é outra coisa!

Decorreu ontem, domingo, uma corrida de touros inserida nas festividades das Feiras Novas de Ponte de Lima. Com a organização a pertencer ao empresário Pedro Pinto, a casa registou quase uma enchente, ficando poucos lugares por ocupar, uma boa casa. Quanto ao espectáculo foi muito agradável, uma grande corrida de touros com três cavaleiros de muita qualidade, dois grandes grupos de forcados e um curro de Canas de Vigoroux com apresentação e trapio que cumpriu bem a sua função, exceptuando o terceiro que saiu um manso com muita maldade, principalmente para o forcado.
Abriu praça Rui Salvador ao mais bonito touro da corrida. Um rabonero com peso e trapio que no inicio da lide andou um pouco por tábuas. O cavaleiro de Tomar deixou dois compridos,sendo que o segundo em sorte sesgada. Nos curtos o touro veio de menos a mais e Rui Salvador impôs uma excelente brega sacando o touro da trincheira. Deixou grandes ferros com emoção dando a volta a este Canas que cumpriu, numa boa lide. A pega foi realizada por Santarém à primeira tentativa.
No seu segundo touro, Rui Salvador deparou-se com um oponente cumpridor. À semelhança do seu primeiro soltou-se com a lide e veio de menos a mais terminando muito bem. Nos compridos cravou dois e trocou de montada. Nos curtos tal como o touro foi de menos a mais e terminou em grande com ferros emotivos e bem conseguidos. Arriscou e sacou uma boa lide com arte, emoção e valentia. Por Vila Franca viu-se uma grandiosa pega com o forcado a cara a aguentar-se bem, numa viagem dura.
António Brito Paes foi quem lhe calhou em sorte o melhor lote, principalmente este segundo touro, um grande touro pleno de bravura e disponibilidade para percorrer o cavalo. António deixou dois compridos e nos curtos veio o sabor do sucesso. Com o touro a arrancar pronto a qualquer cite do cavaleiro, o cavaleiro desenhou sortes de batida ao pitón contrário bem sucedidas, chegando rapidamente ao público nortenho. Adornou e bregou bem o touro e terminou com dois grandes ferros de palmo. Sem dúvida a melhor lide da corrida. Pelos amadores de Vila Franca foi conseguida uma grande pega à primeira tentativa.
Na sua segunda lide, o cavaleiro Brito Paes enfrentou também um touro bravo, mas que exigiu mais ao cavaleiro para ter triunfo, Com dois bons compridos deixados no Canas, Brito Paes deixou um primeiro curto em terrenos de tábuas. Depois o touros saiu e o cavaleiro brindou o público com mais uma serie de grandes curtos, em sortes variadas. Com muita emoção na lide, terminou a sua passagem por Ponte de Lima com um bom palmo,sagrando-se o grande triunfador da corrida. Pegou por Santarém, um forcado jovem, conseguido a pega à segunda tentativa.
A Moura Caetano e ao grupo de Santarém saiu-lhes a "fava". Um touro que saiu parados dos curros e que quase nada deu à lide, tirando uns fortes arriões para colher. Muito áspero no capote dos bandarilheiros, o cavaleiro de Monforte bem se esforçou mas pouco pôde fazer. Cravou dos compridos e depois limitou-se a cravar os ferros da ordem. Valeu pela sua entrega e esforço. Na pega o touro tal como no capote metia a cara com maldade e para fazer mal e foi o que aconteceu ao forcado de Santarém. O touro metia a cara com maldade e depois fugia ao grupo acabando por meter fora o forcado da cara. A pega foi consumada à sexta tentativa com as ajudas carregadas. Ambos, cavaleiro e forcado não deram a volta.
Para terminar a corrida, João Moura Caetano já dera um pouco ar de sua graça. Começou com dois bons ferros compridos e depois teve uma lide agradável. Não teve um touro fácil e o ginete esforçou-se para lhe dar a volta e conseguiu. Com bonitos recortes chegou ao público e deixando ferros em sortes cambiadas, bons ferros. Terminou com dois ferros de palma seguidos, sacando uma boa lide. Fecharam a corrida os forcados de Vila Franca à segunda tentativa,sendo dobrado o forcado da cara. Na primeira, o caras saiu lesionado.
E assim terminou uma grande corrida de touros, esperemos que para o ano se repita!


Sem comentários:

Enviar um comentário