No passado dia 19 de Abril, pedi uma reunião com a direcção do FATP (Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses) e com os Advogados do mesmo (remunerados pelos sócios e não pela direcção). pedi esta reunião pelo facto de estar a ser ignorado o Regulamento Interno do FATP e como tal tenho o direito e o dever de não permitir que tal aconteça. ate hoje nao fui recebido.
numa reunião magna de todos os agentes da festa que se realizou no dia !3 de Março de 2015 implementou-se o novo modelo de contratos ANDT-APET que iria vigorar obrigatoriamente a partir do dia 1 de Abril de 2015. na mesma reunião foi facultado aos presentes um documento que menciona num dos seus pontos o seguinte: de acordo com o Regulamento do FATP Anexo I: nenhum profissional poderá beneficiar do FATP sem que por cada actuação estabeleça com a empresa contratante o respectivo contrato, fazendo respeitar todas as clausulas existentes nos impressos/contratos que a ANDT fornece...uns por ignorância outros por fazer fé que nos estavam a apresentar algo que respeitava o acima referido, ninguém se opôs, com o que nos estavam a apresentar.
acontece que o Regulamento do FATP nao esta a ser cumprido, não só o Regulamento citado como a Portaria Nº 249/2015 publicada em Diário da Republica 1ª serie Nº160 18 de Agosto de 2015 que diz claramente o seguinte: o FATP responde pelos artistas seus associados, servindo assim de garantia ou instrumento financeiro equivalente de cobertura dos artistas, regendo-se pelo seu regulamento interno e sobre os quais o mesmo se compromete na cobertura de eventuais danos pessoais causados no decurso de espectáculos tauromáquicos.
ora, uma vez confrontado com o incumprimento do regulamento, o Presidente do FATP alega que o mesmo não esta actualizado e que o mesmo não acompanhou o RET (Regulamento Espectáculos Tauromáquicos), então vejamos, a portaria acima referida foi publicada no dia 18 de Agosto de 2015 e o RET publicado em 2014, estará desactualizado o regulamento do FATP? se sim como pode ter sido publicada esta portaria? enfim...
é triste ver que o Presidente do FATP compactua com estas situações e que quando confrontado por um sócio, neste caso eu, se recuse a recebe-lo, a fim de tentar esclarecer o mesmo e tentar solucionar os assuntos apresentados como e seu dever.
triste também que a mesma personagem, alem de não receber os sócios, esta a faltar ao respeito ao FATP, FATP que foi bandeira de tantos toureiros,Fundo esse pelo que tantos lutaram e trabalharam ao longo de tantos anos para dar dignidade aos mesmos, para que venha agora e ao fim de tantos anos de mandato como presidente do mesmo, dizer que o mesmo tem um regulamento caduco.
parece-me que em primeiro lugar não estão os direitos dos sócios mas sim os de terceiros...não se pode esperar mais de alguém que por sinal também é presidente da ANDT (espero que por pouco tempo) e não sai em defesa dos seus associados como foi o caso aquando das declarações de um empresário, declarações essas que incluíam ameaças como passo a transcrever: se meto a boca no trombone...e depois vem com um comunicado por causa das declarações do João Salgueiro, que por acaso é sócio da ANDT,..enfim...
a uns tempos eu disse que o tal presidente queria ser como o Pinto da Costa da tauromaquia mas enganei-me (mais parece o João Vale e Azevedo) pois o Jorge Nuno defende os seus e não vejo a mesma atitude no presidente da ANDT e FATP, poderá defender algo ou alguém mas certamente não será os seus. apenas se poderá comparar com o mítico presidente do norte por se enfiar em varias frentes para ter suposto domínio de tudo e todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário