quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Chamusca


Os triunfadores de Abiul

Melhor Cavaleiro: Filipe Gonçalves

Melhor Ganadaria: António Charrua

Melhor Grupo de Forcados: Tertúlia Tauromáquica Terceirense



Calanda


Capa do "Olé"


O regresso de Padilla ao Campo Pequeno

Até à data, está em quarto lugar na estatística de matadores de toiros, com 42 actuações repartidas por Espanha, França e Portugal, tendo cortado um total de 82 orelhas e 7 rabos.

Regressa a uma praça onde a sua presença continua bem viva na memória dos aficionados, mas também na sua própria memória.

"Gostei muito da afición do Campo Pequeno no dia do meu debut e fiquei encantado com todo o ambiente que se criou. Foi verdadeiramente emocionante", admitiu o diestro.

Padilla manifestou também o seu encanto pela beleza arquitectónica e pela excelência do restauro da Praça de Toiros do Campo Pequeno, salientando também a qualidade musical da banda que abrilhantou o espectáculo, a Banda da Sociedade do Progresso e Labor Samouquense..

"Tenho no coração o carinho que o público de Lisboa me dispensou do primeiro ao último minuto. Foi uma noite de sonho!", refere o diestro que leva 22 anos como Matador de Toiros.

Juan José Padilla alterna com o seu compatriota "Finito de Córdoba" que comemora esta temporada as "Bodas de Prata" da sua alternativa e com Manuel Dias Gomes, o mais recente matador de toiros português que, nesta qualidade, se estreia no Campo Pequeno.

Os toiros pertencem à ganadaria de Manuel Veiga.



Hoje, Campo Pequeno


Finito de Córdoba regressa hoje ao Campo Pequeno

A presente temporada iniciou-a em Lisboa, com uma grande faena, no festival realizado no Campo Pequeno, a 27 de Fevereiro. Regressa agora a Lisboa onde ainda ecoam os ecos dessa faena antológica de Fevereiro, para repartir cartel, na próxima quinta-feira, com o seu compatriota Juan José Padilla e o português Manuel Dias Gomes, frente a toiros de Manuel Veiga.

"Finito de Córdoba" sente-se um toureiro respeitado pelo público. "Ao longo da minha carreira consegui o respeito da sociedade, dos companheiros de profissão e dos aficionados. É a maior satisfação que posso sentir por me ter mantido sempre fiel ao conceito de toureio que venho pondo em prática ao longo de quase três décadas", refere.

O diestro considera que "o toureio é algo de mágico, muito duro e muito bonito" e explica que nesta actividade se dá uma circunstância estranha: "sabendo-se o risco que o toureio contém em si mesmo, quando regressas a casa vindo de uma actuação, podes descansar um ou dois dias mas, passado pouco tempo, é de novo o teu corpo que te pede que voltes a jogar a vida".



terça-feira, 27 de setembro de 2016

Corrida de gala no Campo Pequeno


Las Rozas


Albufeira


Boadilla del Monte


João D'Alva vence certame das escolas de toureio da comunidade de Madrid

Passeio a cavalo da Tertúlia Tauromáquica do Entroncamento


"El Juanito" hoje em Arnedo


Os triunfadores de 2016 em Montemor

Triunfador - João Telles Jr.
Melhor Pega - João da Câmara (GFA Montemor) - Pega realizada na corrida de 4 Setembro 2016.
Toiro Mais Bravo - Toiro da Ganadaria Jorge Mendes com o n.º 17 lidado em 4º lugar na corrida de 4 Setembro 2016.

A Tertúlia Montemorense vai prestar homenagem a Mestre Luís Miguel da Veiga, pelos seus 50 Anos de Alternativa.

A entrega de prémios será realizada no dia 18 Novembro de 2016 em Montemor-o-Novo, com local ainda a designar.



À conversa com 4 grandes matadores de touros no Campo Pequeno


Manuel Dias Gomes ao Campo Pequeno

"Será um momento especial e de muita responsabilidade, pois trata-se de um cartel que qualquer matador português gostaria de ter na sua apresentação no Campo Pequeno", refere o "diestro", que acrescenta: "espero que esta corrida seja um marco histórico para o toureio a pé em Portugal e na minha carreira".

Manuel Dias Gomes estreia-se em Lisboa alternando com os matadores de Toiros espanhóis Juan Serrano "Finito de Córdoba" e Juan José Padilla, na lide de seis toiros de Manuel Veiga.

"São dois triunfadores de Lisboa. O Maestro 'Finito de Córdoba' realizou no festival de Fevereiro uma grande faena, uma faena de classe, requinte e bom gosto, ao passo que o Maestro Juan José Padilla 'arrasou', com um triunfo memorável, na sua estreia, a 14 de Julho", recordou.

Manuel Dias Gomes foi finalista do concurso "À Procura de Novos Toureiros" realizado no Campo Pequeno, em 2007, onde obteve o segundo lugar e, nesse mesmo ano ganhou o "Galardão Campo Pequeno" para o novilheiro triunfador da temporada, distinção que voltaria a conquistar em 2010 e 2012.

Como novilheiro sem picadores, foi finalista dos Bolsíns Taurinos Ciudad Rodrigo e de Arnedo.

"No ano de 2010 dei um passo importante que foi o meu debute com picadores na prestigiada praça de toiros La Malagueta, em Málaga, por ter ganho o troféu, no ano anterior, no certame de novilheiros sem picadores.  A minha apresentação na Monumental de Las Ventas foi a 10 de Setembro de 2011, no certame "Ocho Naciones",  com novilhos de Araúz de Robles, relembra.

Nos seus tempos de novilheiro, pela relação de grande amizade que o une ao matador de toiros José Luís Gonçalves, treinou várias vezes com os alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno. Aos alunos da academia deixou palavras de estímulo e a José Luís Gonçalves expressou os seus votos de recuperação do grave acidente que sofreu, há três anos.



Vídeo promocional da corrida de Évora


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Pozoblanco


Vera


Os touros para Viana do Alentejo







Domingo


Os touros de São Torcato para Évora







Amanhã, Ribatejo em destaque



Desde ontem no Campo Pequeno TV

Campo Pequeno. Cavaleiro: Pablo Hermoso Mendoza; Forcados: Vila Franca; Matadores: Vítor Mendes e Pedrito Portugal; Ganadaria: Passanha e Ortigão Costa. 22 Setembro

Disponível  por subscrição mensal no canal 165 da MEO e no Videoclube da NOS, por 7,50€, com novos conteúdos semanalmente. Subscreva no MEO na NOS. Também estarão disponíveis online conteúdos selecionados no Vimeo On Demand.



Zaragoza


Illescas


Hoje, a última corrida de Setembro em Albufeira


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Portugueses em Thornton


Cartel jovem a favor dos bombeiros em Santarém


Faleceu Eduardo Salvação Barreto, o último resistente dos fundadores do grupo de forcados de Lisboa


Arenes de Samadet


Alcácer do Sal


Os triunfadores da Feira da Moita

Triunfador lide a cavalo - Diego Ventura;

Triunfador de Matador de toiros - David Fandila " El Fandi ";

Melhor toiro - nº 202 c/ 450Kg. da Ganadaria de Paulo Caetano;

Melhor pega - José Maria Bettencourt , grupo de forcados do Aposento da Moita;

Melhor lide de Peão de brega - Joaquim Oliveira.

Menções honrosas:
Gonçalo Veloso - Pelo " quite providencial " ao grupo A. P. Moita na corrida da feira de Maio.

Ganadaria Ascensão Vaz - Pela novilhada de excelente jogo e apresentação , lidada no no dia 14.