"A competição motiva-me! Para mim é um grande orgulho e uma enorme responsabilidade, poder competir directamente com as figuras que mais influenciaram o toureio a cavalo, nos últimos quarenta anos, justamente o meu pai e o Pablo", são palavras de João Moura Júnior a propósito da corrida de quinta-feira. "Mas, como sou o mais novo do cartel e, como tal o último a actuar, ainda sinto maior responsabilidade, pois, embora os tente sempre superar, consegui-lo é muito difícil", acrescenta.
Na corrida de quinta-feira repete-se o cartel da sua alternativa. "Se foi um sonho este cartel a 3 de Maio de 2007, no Campo Pequeno, agora posso dizer que é a repetição desse mesmo sonho, pois alterno com os dois cavaleiros que considero os meus espelhos: João Moura e Pablo", refere João Moura Júnior.
Por outro lado, afirma que a ganadaria cujos toiros vão estar em praça, a de Francisco Romão Tenório, seu tio, é a sua preferida, o que, "ainda torna tudo mais especial".
Fazendo uma retrospectiva de dez anos de profissionalismo, afirma que "muita coisa mudou"e que tem vindo a criar o seu próprio estilo enquanto cavaleiro tauromáquico. "Evoluí, artisticamente sou eu próprio, mas obviamente que a minha 'escola' é a que me foi transmitida pelo meu pai. O meu toureio tem a sua influência, e é bem visível, mas imprimo-lhe o meu selo pessoal, o meu próprio estilo", particulariza.
João Moura Júnior deseja que a corrida de quinta-feira seja "uma grande noite, uma daquelas noites mágicas a que o Campo Pequeno habituou artistas e público, uma noite na linha do que aí se viveu esta temporada com a corrida de Murteira Grave, ou com o debute de Juan Jose Padilla e a Goyesca com Morante de la Puebla. Desejo que seja uma noite para a história do Campo Pequeno e que todos nós, cavaleiros, forcados e ganadero, todos triunfemos para que 8 de Setembro fique, por muitos anos, na memória dos aficionados.
Completam o cartel desta corrida os grupos de forcados amadores de Tomar (a comemorar 60 anos de actividade), Portalegre e Aposento da Chamusca, capitaneados respectivamente por Marco Jesus, Francisco Paralta e Pedro Coelho dos Reis.
Sem comentários:
Enviar um comentário