Pela Liberdade e os direitos humanos
Hoje todos estamos com a manifestação em Bogotá, pela defesa dos direitos e liberdades dos aficionados. A PROTOIRO enviou uma carta ao embaixador da Colômbia em Portugal, que transcrevemos abaixo, reiterando a exigência do cumprimento da lei para a reabertura da Praça de Touros de Bogotá, como ordenou o Tribunal Constitucional daquele país.
A Sua Excelência o Senhor
Embaixador da República da Colômbia em Portugal,
D. Germán Santamaría Barragán
Porto Alto, 11 de Novembro de 2014
Excelência,
Realiza-se amanhã, dia 12 de Novembro, uma manifestação multitudinária e internacional do mundo da tauromaquia, junto da praça de toiros de Santa Maria em Bogotá, com o objectivo de reivindicar os direitos e liberdades dos aficionados no país de Vossa Excelência.
A Federação Portuguesa de Tauromaquia, PROTOIRO, vem, junto de Vossa Excelência, mostrar o apoio a esta iniciativa popular e mostrar a nossa preocupação com as violações de direitos e liberdades que têm reiteradamente sido realizadas pelo autarca da cidade de Bogotá, Gustavo Petro que, de forma arbitrária e ilegal, encerrou a histórica praça de touros de Santa Maria aos festejos taurinos.
A Corte Constitucional da Colômbia, no dia 2 de Setembro do presente ano, veio dar razão aos direitos dos aficionados e condenar as acções de Gustavo Petro. De acordo com a lei, vimos manifestar o nosso apoio e preocupação com o cumprimento desta sentença, perante as constantes tentativas de Gustavo Petro em inviabilizar a sua aplicação. A República da Colômbia é um estado de direito democrático, pelo que se espera o escrupuloso cumprimento das leis, no respeito pelos direitos e liberdades dos seus cidadãos. Caso tal não sucedesse seria um grave atentado aos direitos humanos.
Nessa mesma manifestação será enviada uma mensagem ao Congresso da República apelando a que este reconheça a tauromaquia como Património Cultural Imaterial da Colômbia, de acordo com a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Reiteramos também a homenagem aos oito novilheiros que desde o dia 5 de Agosto se encontram em greve de fome, junto à praça de Santa Maria em Bogotá e que, de uma forma heroica e com o risco da sua própria vida, lutam pela liberdade e direitos humanos, contra o autoritarismo e a ilegalidade, sendo um exemplo para todo o mundo.
Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,
A Direcção da Protoiro,
João Santos Andrade
Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide
João Ribeiro Telles
Presidente da Associação Nacional de Toureiros
José Fernando Potier
Presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados
Paulo Pessoa de Carvalho
Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos
Arlindo Telles
Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Sem comentários:
Enviar um comentário