Excelente moldura humana na praça de touros da Póvoa de Varzim, na corrida realizada no passado sábado, três quartos muito fortes completaram as bancadas da catedral nortenha da tauromaquia. Um cartel com distintos estilos, desde consagrados a jovens, três grupos de forcados e um curro de Prudêncio com apresentação mas um pouco escassos de bravura.
Abriu praça o cavaleiro que tem mais carisma no Norte, a Joaquim Bastinhas coube-lhe um Prudêncio com 520 quilos, um touro bastante reservado em que obrigou Bastinhas a aplicar a sua maestria e a dar-lhe a volta com muito valor. Muito bem a tirar o touro das tábuas, o maestro de Elvas terminou com um ferro de palmo e o obrigatório par de bandarilhas, uma lide de menos a mais. Pelos amadores do Montijo foi caras José Pedro que realizou uma grande pega à primeira tentativa.
Rui Salvador mostrou que os recentes triunfos não foram obra do acaso e que cavaleiro e montadas se encontram em grande forma. Frente ao seu oponente que marcou 500 quilos, o cavaleiro de Tomar teve um touro colaborante e aproveitou-o bem. Dominaram os ferros cravados nos médios com o touro a corresponder à chamada do cavaleiro. Deixou bons ferros e rubricou uma boa lide. Por Coimbra foi caras o cabo Rui Martins à terceira tentativa.
Sónia Matias teve uma lide desinspirada na passagem pela Póvoa. Frente a um touro de 485 quilos e com bastantes complicações, a cavaleira andou a menos do que é normal e na hora de cravar teve mal. Terminou com dois ferros em sorte de violino com o cavalo Atrevido e apenas aí conseguiu chegar um pouco ao público. Quando os touros complicam e os cavaleiros não andam inspirados o toureio não acontece, melhores dias virão para Sónia Matias que se pode redimir nesta mesma praça a 22 de Agosto. Por Beja foi caras Afonso Casadilha que pegou ao segundo intento. Sónia apenas foi aos médios no final da lide.
A segunda parte da corrida começou com a melhor actuação da noite rubricada pelo cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas. Frente ao melhor touro da noite de 530 quilos, o jovem aproveitou a emoção que o touro colocava na hora do ferro para chegar ao público com um excelente ladear do cavalo na cara do oponente. Muito bem na brega e com as montadas inspiradas levantou a praça com um ferro de palmo seguido de um excelente par de bandarilhas em terrenos de dentro. Lide muito bem conseguida. Os amadores do Montijo fecharam a sua actuação com chave de ouro, duas pegas à primeira tentativa, esta do quarto touro da noite por Ricardo Almeida.
Tiago Carreiras lidou um exemplar de Prudêncio com 480 quilos e que deixou alguns toques nas montadas do cavaleiro que denotou alguma falta de rodagem. Com sortes pouco ortodoxas, cravou os seus ferros à meia volta sem temple nem cite ao touro, esta falta de preparação das sortes tirou um pouco de brilho à sua actuação. O Prudêncio revelou-se colaborador e a lide poderia ter tomado outros contornos. João Eusébio foi o caras escolhido pelos amadores de Coimbra para este quinto touro e a pega foi conseguida à quinta tentativa com uma reunião muito brusca do touro no forcado.
Tomás Pinto fechou a noite poveira com uma lide bem conseguida. O touro marcou 480 quilos na balança e o jovem foi busca-lo à porta dos curros, num touro que serviu mas sem encher o olho. Tomás preparou bem as suas sortes com temple e terminou com dois ferros em sorte violino. Passagem bastante boa do cavaleiro pela Póvoa. No que toca aos forcados a fava tocou aos amadores de Beja com este último touro que tinha bastante maldade na hora de meter a cara no forcado. Miguel Sampaio foi o caras escolhido mas acabaria dobrado mais três vezes. Quatro forcados do grupo alentejano saíram lesionados. Após várias e muito duras tentativas falhadas o director tocou para a sernelha mas os forcados desobedeceram ao director e realizaram a pega de caras com os cabrestos já na arena à sétima tentativa.
Noite dura para os forcados numa corrida realizada a bom ritmo. A próxima e a final desta temporada na Póvoa de Varzim tem lugar no sábado, dia 22 de Agosto pelas 17 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário